casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças |

O efeito da radiação

radiação ocorre em duas formas, não-ionizante e ionizante . Enquanto a radiação não-ionizante não carrega energia suficiente para se tornar mutagênica , a exposição à radiação ionizante carrega implicações médicas ao longo do tempo . Os efeitos da radiação produzida pela exposição à radiação ionizante são causadas pela energia que prejudica severamente o tecido vivo , levando a danos do ADN ou morte . Tipos de radiação

Existem quatro tipos de radiação ionizante : gama, nêutrons , beta e alfa . Cada tipo interage com o tecido humano de formas diferentes , o que cria um grau variável de perigo . Neutron e radiação gama são mais perigosas , com a energia mais penetrante que provoca deposição de radiação em todo o corpo.
Cronograma /Dosagem

A taxa de dose de radiação é o maneira mais eficaz para medir a absorção da radiação no tecido . A dose é medida usando a rad , a unidade de dose absorvida . O factor de eficácia biológica relativa mede a quantidade de radiação necessária para ter o mesmo efeito biológico como outros tipos de radiação . A dose letal de radiação é dependente da idade pois os idosos e os jovens são mais suscetíveis aos efeitos da radiação . Em casos de precipitação nuclear , a exposição adicional ocorre depois da explosão inicial durante precipitação precoce, dentro das primeiras duas semanas após a explosão.
Curto prazo Efeitos

síndrome de radiação aguda é causada pela exposição a doses de radiação ionizante durante um curto período de tempo , resultando em sintomas classificadas como doenças provocadas pela radiação . Estes efeitos agudos podem começar dentro de uma a duas horas após a exposição e podem incluir náuseas , dores de cabeça , diarréia , desidratação, cólicas intestinais e perda de apetite . A exposição a doses maiores de radiação ionizante resulta em sintomas mais graves causadas por danos na medula óssea e tecido linfático . As células produtoras de sangue morre lentamente e não são substituídos , resultando numa falta de células sanguíneas , o que leva à infecção e anemia . A falta dessas células também causa fadiga, sangramento e fraqueza. Outros sintomas da doença de radiação aguda incluem a perda de cabelo e descoloração da pele.
Efeitos a longo prazo

Os efeitos a longo prazo da exposição à radiação ionizante apresentar-se após um número de anos. O efeito final mais comum de radiação inclui um aumento da incidência ou um tempo de início acelerado de câncer. Ionizante impactos radiação função reprodutiva , criando uma perda de desejo sexual , menstruação anormal em mulheres e menores contagens de esperma nos homens. Além disso , as mulheres que são expostas à radiação durante a gravidez podem esperar efeitos no desenvolvimento e defeitos congênitos na criança . Os defeitos congênitos causados ​​pela exposição incluem um tamanho menor cabeça , retardo mental e atraso no crescimento . Por fim , a incidência de formação de catarata aumenta com a dose de radiação mais elevadas, causando perda de visão e cegueira.

Exemplos de sintomas

A exposição à radiação pode ter vários efeitos sobre o corpo . Quando as células cerebrais se tornam danificados, eles não podem ser reparados , o que pode causar convulsões e morte. A redução na contagem de células de sangue de uma pessoa a torna mais suscetível à infecção. A alta exposição à radiação danifica os vasos sanguíneos , causando insuficiência cardíaca e danos ao trato gastrointestinal provoca náuseas , diarréia e vomitando sangue .