casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças |

Doenças Amiloidose

A amiloidose é um termo usado para descrever um grupo de doenças causadas quando as proteínas amilóides anormais produzidas na medula óssea são depositados em outros órgãos e tecidos do corpo . A amiloidose é uma doença rara, sem cura conhecida . Houve avanços no tratamento que ajudam as pessoas com a condição de controlar os sintomas e viver uma vida melhor. O prognóstico para as pessoas com amiloidose depende em grande parte dos órgãos afetados . Fatais consequências da doença incluem insuficiência renal e insuficiência cardíaca congestiva. História

O termo amiloidose foi usado pela primeira vez para descrever a condição mais de 100 anos atrás, mas a pesquisa indicou casos da doença até 300 anos atrás, de acordo com a Fundação amiloidose . Médico de só ter aprendido sobre a estrutura e composição de proteínas amilóides nos últimos 20 anos, no entanto .

Tipos

Os três tipos principais de amiloidose é primário, secundário e familiar ou hereditária , amiloidose. Outros tipos não se enquadram em nenhuma das categorias principais , tais como a proteína que causa a doença de Alzheimer. Amiloidose primária é o tipo mais comum nos Estados Unidos . É um distúrbio de células plasmáticas da medula óssea e afeta os rins , coração, sistema nervoso e do trato gastrointestinal na maioria das vezes . A infecção crónica ou doenças inflamatórias , tais como artrite reumatóide , em resultado de amiloidose secundária , o que é causado pela proteína AA . Proteínas transtirretina feitas no fígado são responsáveis ​​para o tipo familiar de amiloidose.

Sintomas

Os sintomas associados com amiloidose dependem de qual órgão é afetado e pode incluir inchaço dos tornozelos ou pernas, dormência ou formigamento nas mãos e pés , perda de peso , fadiga, fraqueza , diarréia, falta de ar, dificuldade de deglutição , alterações na pele , aumento da língua e batimento cardíaco irregular.

Fatores de Risco

Fatores que aumentam o risco de amiloidose em desenvolvimento incluem a ser mais de 40 anos , sexo masculino , ter uma doença infecciosa ou inflamatória , história familiar da doença e receber diálise renal . A Clínica Mayo afirma que até 15 por cento das pessoas com mieloma múltiplo , que é um tipo de câncer de medula óssea também têm amiloidose.

Opções de tratamento

tratamento para amiloidose pacientes que se qualificam de acordo com a sua saúde geral e condição incluem transplante de células estaminais e medicação juntamente com uma boa nutrição para amiloidose primária , controle das condições subjacentes para aqueles com amiloidose secundária e possível transplante de fígado para aqueles com amiloidose familiar. As pessoas também podem ser colocados em dietas especiais para condições específicas associadas a essa amiloidose uma dieta baixa em gordura, se o coração e os rins estão danificados.