casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças |

O tratamento para uma Gallstone Grande

As mulheres que passam um cálculo biliar , muitas vezes, comparar a dor de parto. Os cálculos biliares variam em tamanho , alguns são tão pequeno como um grão de areia, enquanto outros são de tamanho bola de golfe. As complicações que surgem a partir de formação de cálculos biliares , eventualmente, fazer a remoção da vesícula biliar necessário. Definição

um cálculo biliar é um depósito de seixo -como duro feito de colesterol. Colesterol , normalmente dissolve-se na bílis , mas quando o fígado segrega o colesterol em excesso , a bile se torna saturado com colesterol . Este excesso de colesterol se transforma em sólidos chamados cristais de colesterol . Os cristais de colesterol , eventualmente, formar um cálculo biliar . A quantidade de colesterol no sangue , no entanto, não determina se você vai ou não desenvolver cálculos biliares.

Há também feita a partir de cálculos biliares depósitos de cálcio e da bilirrubina , um pigmento encontrado na bile. Estes são chamados de pedras de pigmentos e são geralmente marrom ou cinza .
Fatores de Risco

Ser mulher é um fator de risco para o desenvolvimento de cálculos biliares , já que os cálculos biliares afligir mais mulheres do que homens . A obesidade , a dieta ocidental e uma história familiar de cálculos biliares são fatores adicionais que contribuem para a formação de cálculos biliares .

Cálculo biliar sintomas

De acordo com Manual Merck , 80 por cento dos pessoas com cálculos biliares não apresentam nenhum sintoma durante muitos anos. A melhor maneira de descobrir se você tem cálculos biliares é ter um ultra-som .

Sintomas cálculo biliar incluem dor no abdômen superior ou médio , febre, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos. A dor ocorre quando um cálculo biliar bloqueia o ducto cístico e as ondas da vesícula biliar. O inchaço da vesícula leva à erosão do revestimento da vesícula biliar . A vesícula biliar perfurado então vaza seu conteúdo para dentro da cavidade abdominal. Quando os sintomas e as complicações ocorrem , a cirurgia é necessária.
Vesícula biliar remoção

Quando os cálculos biliares causam sintomas graves e complicações , a remoção da vesícula biliar é necessário. Colecistectomia laparoscópica refere-se a remoção da vesícula biliar usando um laparoscópio . O cirurgião faz três incisões e coloca o laparoscópio . O instrumento é um tubo fino com uma luz que permite ao cirurgião ver dentro . Em primeiro lugar , os canais biliares e vasos sanguíneos que conduzem a vesícula biliar são cortados , e , em seguida, a vesícula biliar é removido .

Depois da vesícula biliar é removida , o cirurgião vai esguichar um corante para o canal biliar , a fim de realizar um x especial -ray. Isso permite que o cirurgião para saber se você tem ou não qualquer cálculos biliares remanescentes fora da vesícula biliar. Se encontrado, os cálculos biliares são removidos.

A vantagem deste procedimento é que ele não é tão invasivo como a remoção da vesícula biliar tradicional.
Tratamento não-cirúrgico

No caso de pacientes que não podem ter o procedimento cirúrgico , há litotripsia . É uma onda de choque eletro-hidráulico ( LECO ), que quebra o cálculo biliar . Ele é usado com pouca frequência , porque os cálculos se repetem .

Medicação também está disponível para determinados pacientes. Os médicos irá prescrever quenodesoxicólico ácidos ( CDCA ) ou ácido urodeoxycholic ( UDCA ), que dissolve pedras de colesterol. Novamente, a desvantagem é que os cálculos biliares são propensos a voltar . De acordo com a Merck, grandes cálculos biliares requerer até 2 anos de terapia com drogas para dissolver, e alguns nunca se dissolver. Este tratamento é reservado para aqueles pacientes que não podem se submeter a uma cirurgia devido a outro problema de saúde grave .