casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue |

Quais são as causas de elevados níveis de plaquetas

? As plaquetas são fragmentos de células sanguíneas envolvidas na coagulação . De acordo com o Instituto Nacional do Pulmão e do Sangue do Coração, um nível de plaquetas normal é entre 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue . Altos níveis de plaquetas no sangue são referidos como trombocitemia primária ou trombocitose secundária. Tipos

trombocitemia primária não é comum e ocorre quando as células defeituosas na medula óssea aumentar a produção de plaquetas . As plaquetas de alguém com trombocitemia primária pode subir mais de 1 milhão de plaquetas por microlitro de sangue . Trombocitose secundária é mais comum, ea contagem de plaquetas é geralmente inferior a 1 milhão de plaquetas por microlitro de sangue .
Causas

A causa da trombocitemia primária não é conhecido , mas uma forma rara da doença é hereditária. Trombocitose secundária é causada por anemia por deficiência de ferro , anemia hemolítica, a remoção cirúrgica do baço, reações a medicamentos , perda de sangue grave , infecção de curta duração ou inflamação , a resposta à atividade física, uso excessivo de álcool, falta de vitamina B12 ou ácido fólico, e câncer de pulmão, estômago, intestinos , seios, ovários ou sistema linfático. Esta condição também pode ocorrer devido a doenças infecciosas ou inflamatórias de longa duração , como a tuberculose , doença inflamatória intestinal ou doença do tecido conjuntivo.

Sintomas

trombocitemia primária pode causar a formação de coágulos de sangue em qualquer parte do corpo e sangramento . Um coágulo de sangue no cérebro pode causar dor de cabeça , tontura ou um derrame. Um coágulo de sangue nas mãos ou nos pés pode causar dormência , vermelhidão e queimação ou dor latejante. Os coágulos de sangue podem causar sintomas adicionais, tais como alterações na fala , confusão, perda de consciência , convulsões, falta de ar, náuseas e desconforto em um ou ambos os braços, mandíbula , pescoço ou costas . Em mulheres grávidas, um coágulo sanguíneo na placenta pode causar aborto ou morte fetal. O risco de coágulos de sangue aumenta se você estiver com mais de 60 anos de idade , tem uma história de coágulos de sangue, fumaça ou ter uma doença subjacente, como diabetes ou pressão arterial elevada.

Sangramento devido a um transtorno de plaquetas geralmente ocorre em pessoas com uma contagem de plaquetas superior a 1 milhão. Sinais e sintomas de sangramento são nódoas negras , hemorragias nasais, sangramento das gengivas ou a boca e sangue nas fezes . Pessoas com trombocitose secundária geralmente não têm sintomas e estão em um menor risco de coágulos de sangue ou sangramento , mas alguns fatores, tais como repouso ou doença grave das artérias pode aumentar esse risco.
Diagnóstico

Diagnóstico de um aumento da contagem de plaquetas é baseada no seu histórico médico e um exame físico para verificar se há condições subjacentes , bem como a presença e duração dos sinais e sintomas. O seu médico pode pedir testes de diagnóstico adicionais, tais como exames de sangue , testes de medula óssea para verificar se há anormalidades da medula óssea , e os testes genéticos para descartar causas genéticas de uma alta contagem de plaquetas . Os exames de sangue incluem um hemograma completo para medir os níveis das diferentes células do sangue e um exame de sangue para verificar a condição das plaquetas. Nem todos os testes para avaliar a causa de uma alta contagem de plaquetas são indicados para cada pessoa.
Tratamento

trombocitemia primária é tratada com sangue - desbaste ou medicamentos para baixar plaquetas e plaquetaférese . Medicamentos para baixar plaquetas são levadas para o resto de sua vida e geralmente são indicados , se você tem uma história de coágulos de sangue ou sangramento , colesterol alto , pressão alta, diabetes , idade superior a 60 e uma contagem de plaquetas superior a 1 milhão. Plaquetoferese é um tratamento de emergência usado para baixar rapidamente a contagem de plaquetas. Tratamento de trombocitose secundária visa controlar a causa subjacente. Seu médico irá discutir com você que os tratamentos serão mais eficazes na sua situação.