casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue |

Síndrome mielodisplásica

O termo " síndrome mielodisplásica " ( MDS ) engloba um grupo de doenças em que as células formadoras de sangue de medula óssea são danificadas , deixando uma pessoa sem células sanguíneas normais suficientes . De acordo com a American Cancer Society , cerca de um terço dos pacientes com SMD progridem para leucemia mielóide aguda , um rápido crescimento do cancro da medula óssea . Próprio MDS é pensado como uma forma de câncer na medida em que é uma doença clonal - a grande população de células anormais todos derivam de uma única célula anormal, uma característica típica de cânceres. Classificando MDS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide MDS em oito tipos , principalmente determinada pela aparência anormal de células sanguíneas na medula óssea e sangue. Um tipo é determinada por uma anomalia nos cromossomas da medula . Anemia refratária ( baixa de glóbulos vermelhos ) e citopenia refratária ( baixa contagem de pelo menos dois tipos de células do sangue) são classificados ainda com base nas características das células do sangue . Refratário significa a condição de não ceder facilmente ao tratamento.

Fatores de Risco

O principal fator de risco para a síndrome mielodisplásica é o tratamento de quimioterapia. Se os medicamentos de quimioterapia que levam para o MDS são combinados com o tratamento de radiação , o risco é mesmo maior . Este tipo de MDS é mais comum após o tratamento para leucemia linfocítica aguda , linfoma não-Hodgkin ou doença de Hodgkin e também é visto em receptores de transplantes de células-tronco.

Algumas síndromes genéticas, como a anemia de Fanconi ou distúrbio plaquetário familiar podem levar a MDS . História familiar, tabagismo e ambientais exposições ( como a exposição ao benzeno ou metais pesados ​​como chumbo e mercúrio ), também são fatores de risco . MDS é mais comum em homens e menos comum em menores de 40 anos. MDS ocorre mais freqüentemente em pessoas com mais de 60 anos de idade .

Sinais e Sintomas

escassez de células sanguíneas são um sinal de MDS . Anemia provoca palidez , cansaço e falta de ar. Leucopenia ( baixa de glóbulos brancos , dos quais existem cinco tipos) pode levar a infecções graves e freqüentes . Trombocitopenia ( baixa de plaquetas ) podem causar hematomas e sangramento fácil . Alguém com MDS também pode ter febre, perda de apetite e perda de peso. Estes sintomas podem também ser atribuídos a outras condições , por isso, a avaliação por um médico é essencial para determinar a causa da baixa contagem do sangue .
Tratamento

MDS não tem cura ou tratamento definitivo. Em vez disso , os sintomas são geridas com cuidados de suporte . Dependendo do tipo de SMD , o paciente pode receber transfusões de sangue ou de medicamentos para aumentar o número de células do organismo de sangue saudáveis ​​. Em casos raros, a um transplante de células estaminais de medula óssea, podem ser utilizados para o tratamento de MDS . No entanto, aqueles com maior probabilidade de ter síndrome mielodisplásica - adultos mais velhos - são menos capazes de tolerar os altos riscos de um transplante de células -tronco. De acordo com a equipe da Clínica Mayo , mesmo entre os jovens , as complicações do transplante de células -tronco são elevados.
Prognóstico

O resultado da síndrome mielodisplásica depende da sua classificação e quaisquer outros distúrbios associados a paciente pode ter . De acordo com a American Cancer Society, um paciente " muito baixo risco " tem uma sobrevida média de 12 anos, enquanto um paciente " muito alto risco" tem uma taxa de sobrevivência mediana de nove meses. Taxa de sobrevivência média é a quantidade de tempo que leva para metade dos pacientes no grupo a morrer . Metade não vai sobreviver o maior tempo , ea outra metade irá sobreviver por mais tempo .