casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Aneurisma |

Procedimentos Aneurisma da Aorta Abdominal

aneurisma da aorta abdominal é o termo usado para um abaulamento e enfraquecimento dos vasos sanguíneos do corpo principal , a aorta , na região da barriga ou abdômen. Quando não detectada , diagnosticada ou tratada de forma inadequada , os aneurismas desse tipo podem se romper , levando à perda de sangue potencialmente fatais. Felizmente , os médicos desenvolveram métodos eficazes para detectar aneurismas abdominais , bem como os procedimentos para tratá-los adequadamente. Os sintomas e graus de risco

sintomas de aneurisma da aorta abdominal incluem dor no abdômen e nas costas , bem como um pulsar diferente no abdômen que pode sentir como um segundo batimento cardíaco. Se você desenvolver estes sintomas , procure atendimento médico o mais rápido possível . Em alguns casos , o aparecimento de dor abdominal pode ser abrupta e grave , indicando que uma brecha no aneurisma possa ser breve. Se o aneurisma realmente faz explodir, que a dor pode ser acompanhada de tonturas ou fraqueza súbita levando a inconsciência. Estes últimos sintomas apontam para uma situação extremamente fatal , e se você experimentá-los , você deve ligar para o 911 imediatamente.
Diagnóstico e Opções de Tratamento

Se você apresentar sintomas de um aneurisma que não é imediatamente risco de vida , o seu médico irá realizar alguns testes para determinar se um aneurisma está realmente presente . Estes podem incluir uma tomografia computadorizada ( TC) , um ultra-som abdominal ou uma ressonância magnética ( RM) .

Se um aneurisma abdominal é detectado , o médico pode escolher uma das várias opções de tratamento. Se você não tem sintomas graves e seu aneurisma é pequeno (geralmente menos de 2 cm de diâmetro ) , os riscos da cirurgia podem superar o perigo do aneurisma. Nestes casos , o médico pode escolher simplesmente a observá-lo em intervalos regulares , observando a sua taxa de crescimento. Se essa taxa for muito rápida ( mais de meio centímetro de 6 meses) , a cirurgia é indicada. Quando um aneurisma maior (tipicamente de 2,2 polegadas ou maior) está presente , a cirurgia é a opção essencial.

Nos casos em que a cirurgia não é imediatamente indicado , a pressão arterial elevada é um fator de complicação potencialmente grave. Se você tem pressão arterial elevada , o seu médico irá provavelmente prescrever medicamentos para mantê-lo sob controle. Fumar também é um grave perigo em casos de aneurisma , e se você fuma o seu médico irá quase certamente pedir-lhe para parar. Se assim for, certifique-se de obter toda a assistência que você precisa para ficar longe do tabaco . Não fazer isso pode pôr em perigo seriamente a sua saúde.

Cirurgia

opções de cirurgia para aneurismas da aorta abdominal incluem reparo cirúrgico aberto e um procedimento mais recente chamado de stent endovascular enxerto. Em uma cirurgia de aneurisma aberto , os médicos vão fazer uma incisão em seu abdômen para expor o aneurisma, em seguida, substituir a parte danificada da aorta com um enxerto feito de um material plástico moderno, como Dacron . A recuperação deste procedimento pode durar até 6 meses.

Uma técnica endovascular é um procedimento muito menos invasivo que acessa o aneurisma através de pequenas incisões na virilha . Cateteres inseridos nestes incisões são utilizadas para ajudar a colocar o enxerto na sua posição. Enquanto o tempo inicial de recuperação a partir deste método é menor , potenciais complicações do procedimento ainda fazer a cirurgia aberta a opção superior em muitos casos.