casa | | Informação em Saúde >  | câncer | O câncer de tiróide |

Guia do Paciente para Radioiodine Tratamento do Câncer de tireóide

O câncer de tireóide é o câncer endócrino mais comum , e é um dos poucos tipos de câncer que está aumentando . Mas é um dos cânceres mais tratáveis ​​; segundo a Sociedade Americana de Câncer , a taxa de sobrevivência de cinco anos para todos os casos é de 97 por cento. O iodo radioativo (às vezes chamado de iodo radioativo , ou RAI) o tratamento pode ser administrado logo após a cirurgia de remoção da tireóide para destruir quaisquer células da tireóide remanescentes. Ele também pode ser usado para tratar a recorrência ou propagação do cancro da tiróide . Finalidade

Mesmo se você tivesse uma tireoidectomia total , o cirurgião irá provavelmente ter deixado algum tecido para trás, para evitar remover ou danificar as glândulas paratireóides próximas, ou danificar o nervo que controla a caixa de voz . O objetivo do tratamento com iodo radioativo é destruir todas as células cancerosas remanescentes. Além disso , a destruição ( ablação ) qualquer tecido tireoidiano remanescente torna mais fácil para futuros exames de corpo para detectar qualquer recorrência.
Preparação

Para o tratamento com iodo radioativo para ser eficaz, você devem ter altos níveis de TSH , ou hormônio estimulador da tireóide , no seu sangue (isso estimula as células da tireóide para assumir o iodo) . Você será instruído a interromper a sua tireóide medicação hormonal temporariamente para o conseguir. Durante esse tempo, você pode sofrer com os efeitos do hipotireoidismo , incluindo cansaço , depressão e ganho de peso.
Tratamento

engolir o tratamento como uma cápsula ou líquido . Porque o iodo é absorvido apenas pelo tecido tireoidiano , seu corpo excreta qualquer um que não é ocupado , e há pouca chance de danos para o resto do seu corpo . A quantidade de material radioativo é-lhe dada depende do estágio do câncer .

Precauções

Você será dado precauções para proteger aqueles ao seu redor de radiação (normalmente , ao limitar o contato com adultos por vários dias , e limitando o contato com crianças ou mulheres grávidas por uma semana ) . Durante esse tempo, você não deve preparar alimentos para os outros, e você deve usar utensílios separados. Doses muito grandes podem exigir que você ficar em isolamento no hospital.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais do tratamento com iodo radioativo pode incluir náuseas e dores de estômago, boca seca e olhos ou alteração no paladar e olfato. Você pode se sentir um pouco de dor no pescoço ou em outros locais onde qualquer tecido tireoidiano permanece. Você também pode sentir dor e inchaço em suas glândulas salivares. É muito importante beber bastante líquido após o tratamento , pois isso irá ajudar seu corpo mais rapidamente excretar o iodo radioativo.
Long-Term Riscos

iodo radioativo pode, potencialmente, causar danos permanentes para as glândulas salivares , levando a uma boca seca e alterações no paladar . Contagem de células de sangue pode ser temporariamente ou permanentemente reduzida. A American Cancer Society adverte que os pacientes que receberam iodo radioativo pode estar em risco aumentado de desenvolver leucemia, embora as maiores estudos descobriram esta é uma complicação rara , e alguns estudos até mesmo contradizer um aumento no risco .

Este tratamento deve nunca ser usado para uma mulher grávida ou amamentando, ea gravidez deve ser adiada por pelo menos seis a 12 meses após o tratamento. Ela pode afetar a fertilidade em homens .