casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações |

A longo prazo efeitos colaterais da radioterapia

Uma das principais preocupações para pacientes com câncer que começam a terapia de radiação é a preocupação de que ele irá causar tantos problemas como ele vai curar , se não mais . Esta preocupação não é infundada . Quando a radioterapia era novo , era comum que os pacientes desenvolvam efeitos colaterais graves , especialmente aqueles que estão sendo tratados para a doença de Hodgkin. Com procedimentos médicos atuais , o tratamento de radiação cria menos efeitos colaterais a longo prazo , mas eles ainda ocorrem. Significância

Durante a terapia de radiação , o corpo do paciente é submetido a raios concentrados de radiação . Este tratamento é focado na área específica do corpo que precisa de tratamento a mais , enquanto que anteriormente o tratamento foi sujeito a todo o corpo, para alguns tipos de cancros . Porque a radiação pode causar danos às células saudáveis ​​ao redor das células cancerosas afetadas leva a efeitos colaterais a longo prazo .
Efeitos secundários menores

radiação terapia resulta em irritação da sistema linfático . Esta condição , conhecida como linfedema , resulta numa acumulação de fluidos e edema nas partes contaminadas do corpo . Se a radiação ocorre perto alguns órgãos abdominais , como a bexiga ou intestino , esses órgãos podem ser infectados ou irritada , causando dificuldade em urinar ou excreção. A terapia de radiação para a próstata normalmente resulta em diarréia, incontinência e sangramento retal ocasional. Estes sintomas podem durar até um ano após o tratamento está terminado.
Cânceres secundários

terapia de radiação pode causar câncer secundário por danificar as células saudáveis. A terapia de radiação por si só pode causar câncer secundário, ou a combinação de radioterapia e quimioterapia podem induzir cânceres secundários . Radioterapia linfoma de Hodgkin, uma vez que é normalmente realizada em uma idade jovem , tem uma chance maior do que a média de causar cânceres secundários . A leucemia é um cancro secundário particularmente comum que resulta de terapia de radiação . Cânceres secundários podem levar anos para se desenvolver. Os primeiros tipos de câncer geralmente formará cerca de cinco anos após a terapia de radiação , enquanto alguns não vai desenvolver por 15 anos ou mais após a terapia . De acordo com a American Cancer Society, no entanto, as terapias de radiação contemporâneos avançados torna o risco de entrar em contato com um câncer secundário muito baixo para a maioria dos pacientes.
Reprodutiva riscos

Uma mulher que é tratado com terapia de radiação , corre o risco de ter o seu ciclo menstrual, interrompe-se a sua pélvis é tratado com terapia de radiação . O paciente pode também começar a demonstrar os primeiros sinais da menopausa como resultado da radiação . Se ambos os ovários são submetidos a tratamentos de radiação , o que pode resultar em infertilidade permanente . Os homens que recebem a terapia de radiação para o câncer de testículo experiência uma diminuição no seu nível de fertilidade também. Para os homens que se submetem à radioterapia da próstata , a disfunção erétil é comum e normalmente dura até um ano após o final do tratamento. Disfunção erétil Alguns dos homens é um efeito colateral permanente de radioterapia.
Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição na qual tiróide de um paciente produz baixos níveis de hormônio da tireóide . Cerca de um terço de todos os pacientes que se submetem a terapia de radiação numa região que envolve o pescoço irá desenvolver hipotiroidismo . Depois de ser submetido a radioterapia , o paciente deve ser verificada regularmente pelo seu médico para esta condição , uma vez que frequentemente ocorre muito tempo depois de radioterapia foi concluída e os sintomas são fáceis de perder.
Potencial

Os efeitos a longo prazo da terapia de radiação , em particular os de cancro secundário , pode ser enorme . Cada paciente deve decidir se os benefícios superam os riscos. Discutir com o médico os benefícios e os fatores de risco da radioterapia deve ajudar o paciente a chegar a sua decisão.