casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações |

Efeitos colaterais da radiação no paciente com câncer

A radiação é administrada na maioria das vezes usando uma máquina que emite raios- X como raios . Esta forma de radiação é chamada radiação externa . Outras formas de radiação envolve tomar pílulas radioativas ou implantação de pastilhas radioativas -like, mas estes são menos comuns. Muitos dos efeitos colaterais comuns de radiação ocorrer tanto com radiação externa e outras formas de radiação , no entanto, problemas de pele e perda local de cabelo ocorrer somente com radiação externa . Os efeitos colaterais da radiação variar dependendo do paciente , mas raramente começar dentro de poucos dias após o primeiro tratamento . Em alguns casos , os efeitos secundários podem persistir após tratamentos terminado . Fadiga

Câncer fadiga é um efeito colateral comum associada com a radiação . Câncer fadiga pode ser causada por radiação ou por uma combinação de radiação e outros tratamentos de câncer , juntamente com o estresse de estar doente . A fadiga persistente e crônica pode tornar difícil para você realizar atividades diárias. Sono e repouso pode não resolver a sensação de cansaço , você pode acordar de um cochilo ou uma longa noite de sono e ainda me sinto cansado. A fadiga pode começar quando os tratamentos de radiação começar e podem piorar os tratamentos mais você tem.

Problemas de pele

problemas de pele e perda local de cabelo pode ocorrer no local onde a radiação é dirigida . Você não vai perder todo o seu cabelo, como muitas vezes acontece com a quimioterapia , porque a radiação só mata as células que ele toca. Além da perda de cabelo no local onde a radiação é administrada , a pele nesse local pode também tornar-se irritado . A pele pode inchar, blister , ou olhar queimada . A pele também pode se sentir seca ou comichão ou começar a descascar . Pode demorar algumas semanas para a pele a cicatrizar depois de tratamentos de radiação parar. Você não deve arranhar a área ou usar sabão ou outros produtos que possam irritar a pele ainda mais , nem você deve usar roupas apertadas ou curativo da pele, sem falar com o seu médico.
Estômago e comer problemas

dependendo de onde a radiação é administrada, você pode ter problemas que interferem com a sua dieta. Se você receber a radiação para a cabeça ou pescoço, você pode ter um tempo difícil engolir ou perder o apetite. Você pode ter feridas na boca ou ter a boca seca ou ser incapaz de provar a sua comida . Você também pode sentir náuseas. Além disso, você pode ser mais suscetíveis a cáries , se você tem dentaduras, sua prótese pode não caber mais, porque sua boca pode inchar

radiação no peito também podem fazer engolir difícil e causar problemas alimentares. . Finalmente , a radiação para o estômago ou pélvis também pode causar problemas digestivos , incluindo náuseas, vómitos ou diarreia .
Baixas de glóbulos Contagem

Em casos raros , a radiação pode causar sua contagem de glóbulos brancos ou plaquetas a cair. Isso pode torná-lo mais suscetível à infecção e causar problemas com seu sistema imunológico. Ele também pode tornar mais difícil para o sangue a coagular . Se isso acontecer , como resultado de seus tratamentos de radiação , o seu médico pode ter que adiar o tratamento por um período breve para ajudar a contagem das suas células sanguíneas voltar a subir . Você também pode tornar-se anêmico (por exemplo, têm uma baixa contagem de células vermelhas do sangue ) e necessitam de uma transfusão de sangue.
Longo Prazo Efeitos Colaterais

radiação pode , potencialmente, fazer longa prazo danos ao seu corpo . Se você tiver de radiação no peito, você pode ter cicatrizes em torno dos pulmões que faz com que seja difícil de respirar , ou você pode ter problemas cardíacos. Se você tiver de radiação para o estômago ou pélvis , que você pode experimentar bexiga ou disfunção intestinal .

Há também um pequeno risco de desenvolver cancros induzidos pela radiação , como resultado de terapia de radiação, de acordo com a American Cancer Society. Muitas vezes, esses outros tipos de câncer pode não se desenvolver por 10 ou mais anos após o tratamento.