casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

PSA Níveis e câncer de próstata

O câncer de próstata não apresenta sintomas nos estágios iniciais , mas pode ser detectado com um exame de sangue simples. Os níveis elevados de uma proteína chamada antígeno prostático específico ( PSA) sinalizar a presença de câncer de próstata. Porque os níveis de PSA sobem devido a outras condições de próstata , como a próstata inflamada ou alargada, mais testes devem ser feitos para confirmar o diagnóstico. Prostate Cancer

câncer da próstata , uma pequena glândula na base do escroto , está associada com altas taxas de sobrevivência , principalmente porque geralmente é detectado nos estágios iniciais . O câncer de próstata geralmente cresce lentamente e pode não ser imediatamente quando é detectada pela primeira vez risco de vida .
Qual é PSA

Além de hormonas masculinas , a próstata produz uma proteína chamada antigénio específico da próstata ( PSA ) . Os baixos níveis de PSA normalmente circulam no sangue de homens saudáveis ​​( NCI ) . Níveis elevados de PSA , no entanto, pode indicar câncer de próstata. A prostatite (inflamação da próstata) ou hiperplasia prostática benigna ( aumento da próstata geralmente relacionadas ao envelhecimento ) também podem causar um aumento nos níveis de PSA , mas não levar ao câncer.
PSA Test

elevados são um marcador biológico para o câncer. O teste sanguíneo de PSA é muitas vezes combinado com um exame rectal digital, em que o médico considera o tamanho e forma da próstata através da parede rectal . Se o teste de PSA ou exame rectal revelam resultados anormais , ensaios complementares , tais como a biópsia da próstata , pode ser realizada . Embora os níveis de PSA elevados sugere uma forte probabilidade de cancro , sem corte foi estabelecida indicando níveis normais e anormais . Níveis de PSA flutuam naturalmente , portanto, um único nível elevado de PSA pode não indicar , necessariamente, a necessidade de mais testes. A tendência de aumento dos níveis de PSA ao longo do tempo melhor prediz a presença de câncer . Testes de PSA também são usados ​​para monitorar o progresso após a conclusão do tratamento do câncer de próstata. O aumento dos níveis de PSA geralmente sinalizam a recorrência do câncer , e os níveis crescentes começam meses ou mesmo anos antes de outros sintomas começam .

Triagem Recomendações

Não há diretrizes claras existem para utilizando o teste de PSA para detectar o câncer de próstata. Algumas orientações exigem testes de PSA anuais para todos os homens com mais de 50 anos, enquanto outros recomendam a triagem para começar entre as idades de 40 a 45 anos, apenas para os homens em maior risco de câncer de próstata. Riscos para aumento de câncer de próstata com a idade ( mais de 65 anos ), uma história familiar de câncer de próstata, particularmente em um pai ou irmão , e corrida . Homens afro-americanos são mais propensos a desenvolver câncer de próstata em comparação com os homens de outras raças. Homens que consomem uma dieta rica em gorduras animais também estão em maior risco.

PSA Limitações teste

Apesar de sua utilidade como um indicador precoce do câncer , o teste de PSA tem limitações . Um nível elevado de PSA pode resultar de outras condições do cancro , ou de um único nível elevado pode ser uma flutuação normal. Até 35 por cento dos homens que fazem uma biópsia da próstata por causa de níveis elevados de PSA são encontrados para não ter câncer. Por outro lado, o câncer pode estar presente mesmo que os níveis de PSA são baixos.