casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

Níveis anormais de PSA

O Instituto Nacional do Câncer estima que mais de 190 mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata em 2009. É a segunda forma mais comum de câncer em homens . O teste para os níveis do antígeno prostático específico ou PSA , é uma ferramenta de triagem usado para a detecção precoce do câncer de próstata, e para monitorar se o câncer se reincidiu nos homens que foram tratados com sucesso. O teste de PSA é geralmente realizado em combinação com um exame retal digital (DRE ) . Quais são os níveis de PSA ?

PSA é medido em nanogramas por mililitro de sangue (ng /mL). De acordo com a fundação do cancro da próstata , os níveis normais são inferiores a 4 ng /mL , e as leituras mais de 10 ng /ml são elevados . Os resultados entre quatro e 10 são chamados intermediário . No entanto , os médicos estão mais recentemente, a olhar para a taxa de mudança no PSA como um indicador mais preciso de saber se é necessário mais testes. Neste momento, um aumento de 0,75 por ano é aceitável, mas um aumento maior exigiria testes adicionais.
Recomendações Frequência

Os EUA Food and Drug Administration aprovou o uso de testes de PSA como uma triagem anual em homens com mais de 50 anos. Muitos médicos concordam , de acordo com o NCI . No entanto, quando os fatores de risco , como história familiar de câncer estão presentes , alguns médicos recomendam exames iniciais até 10 anos antes.

Fatores que Afetam PSA

nível de PSA elevado não significa automaticamente câncer, outros fatores podem contribuir para um número maior. Mayo Clinic indicam que os níveis elevados também pode ser causada por uma infecção ou inflamação . Hiperplasia benigna da próstata , que é o alargamento não canceroso da próstata em homens mais velhos , é outra causa de PSA elevado. Se outros fatores de risco estão ausentes ea DRE era normal , alguns médicos recomendam um período de " espera vigilante " e reteste para PSA antes de encomendar testes mais invasivos, como a biópsia.

Limitações

Embora seja uma ferramenta de triagem útil combinado com um DRE , o teste de PSA não é um meio definitivo de detecção de câncer de próstata. De acordo com Medicinenet.com , alguns homens mostram as leituras normais , mesmo quando existe câncer, porque os níveis insuficientes de PSA estão sendo produzidos . NCI relata que alguns tipos de câncer podem existir por muitos anos , sem afetar os níveis de PSA . Resultados falso- positivos também podem ocorrer , de acordo com NCI . Dos homens que tiveram biópsias seguintes resultados dos testes de PSA elevado , de 25 a 35 por cento foram encontrados para ser livre do câncer .
Teste Melhorias

pesquisa em curso visa determinar maneiras em que o teste de PSA pode ser melhorada . Velocidade do PSA ( a taxa de aumento nos níveis de PSA ) está sendo considerado como uma medida mais precisa do que os níveis de PSA sozinho. Outra melhoria sob investigação é a medição da PSA em anexo, a qual está ligada a uma molécula de proteína , uma vez que circula através do sangue . Atualmente, os testes medem PSA livre , que não está ligado a uma molécula . Os investigadores acreditam que medir especificamente PSA em anexo, que é produzido por câncer, seria a melhor ferramenta de diagnóstico do que medir o PSA livre , que também é produzido pela hipertrofia benigna da próstata.