casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

Descrição do câncer de próstata

O câncer de próstata é um assassino silencioso , pois muitos homens não percebem que têm a doença até que ela começou a se espalhar e é menos tratável. Estatísticas da Sociedade Americana do Câncer indicam que um em cada seis homens desenvolverá a doença em algum momento de sua vida, tornando-se uma ameaça muito real para a população masculina . A melhor maneira de combater esta doença é através de exames de saúde e educação adequados para todos os homens em situação de risco para a doença. Definição

A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz que envolve a uretra de um homem. A sua função é a de fornecer uma parte do líquido seminal . Por vezes, as células da próstata começar a crescer de forma incontrolável , provocando pequenos tumores para formar na glândula da próstata . A doença começa localizada na próstata . Ao longo do tempo , se não tratada a tumores de próstata pode se espalhar fora da glândula em um processo os médicos chamam de metástase. Quando as células cancerosas começam a se espalhar , eles atacam o sistema linfático , que é muitas vezes fatal.
Incidência

Estatísticas publicadas pela Fundação do Câncer de Próstata ( ver Referências) indicam que o câncer de próstata é o câncer mais comum nos Estados Unidos fora de câncer de pele . Os homens são 35 por cento mais propensos a desenvolver a doença do que uma mulher é desenvolver câncer de mama. A American Cancer Society diz que 2 milhões de homens nos Estados Unidos vivem atualmente com um diagnóstico conhecido da doença. Além disso, diferente de câncer de pulmão , mais homens morrerão de câncer de próstata do que qualquer outro tipo de câncer , com um em cada 35 casos de viragem fatal. ( Ver Referências ).
Fatores de Risco

Para a maioria dos homens , a idade é o fator de risco mais forte para esta doença da próstata. A Fundação Câncer de Próstata , diz que mais de 65 por cento dos casos são diagnosticados em pacientes que estão além da idade de 65 anos. Raça também desempenha um papel no risco de um homem para a doença, com os afro-americanos estar em maior risco. A história familiar da doença aumenta o risco de um indivíduo para desenvolvê-lo. Se um paciente pai, irmão ou filho teve a doença, ele é duas vezes mais chances de desenvolvê-la como alguém com um estilo de vida semelhante, mas nenhum parente próximo com a doença.

Sintomas e Diagnóstico

tratar o câncer de próstata de forma eficaz requer um diagnóstico antes de o câncer se espalha para fora da glândula prostática . No entanto, o câncer de próstata em estágio inicial causa poucos sintomas , por isso, muitos casos não são diagnosticados quando eles são mais tratáveis. Por esta razão, a American Cancer Society recomenda homens passam por exames de câncer de próstata de rotina após os 50 anos . Estes testes incluem o exame de sangue PSA eo exame de toque retal . O teste sanguíneo de PSA olha para o aumento dos níveis de PSA , uma proteína produzida pela glândula da próstata . Durante o exame de toque retal , o médico sente a próstata através do reto para localizar os tumores em potencial.
Tratamento

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata pode ser tratado com sucesso . Alguns homens optam por não ter tratamento, em vez de optar por conduta expectante , ou acompanhar de perto a próstata para os sinais de crescimento e busca de tratamento em seguida . A prostatectomia ou a remoção cirúrgica da próstata , é o mais antigo tratamento de câncer de próstata. Tratamentos que visam reduzir o tumor ou parar o seu crescimento incluem radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia. Outros tratamentos funcionam destruindo a glândula e sua cancro . Estes incluem a terapia de micro-ondas , crioterapia, tratamento a laser e ultra-som focalizado de alta intensidade .
Prognóstico

Como fase inicial do tratamento do câncer de próstata é tão bem sucedida , a maioria dos pacientes com câncer de próstata têm taxas de sobrevivência excelentes . A taxa de sobrevivência de 10 anos para estes pacientes é de 93 por cento , de acordo com pesquisa publicada pelo New York Times ( ver Referências) . A taxa de sobrevivência de 15 anos é de 77 por cento. Para o câncer de metástase que se espalhou muito além da próstata , o tempo médio de sobrevivência é de apenas um a três anos . Câncer de próstata recorrente é tratável se o câncer permanece dentro da próstata , mas a maioria dos pacientes que vêem o retorno do câncer acham que ela se espalhou .