casa | | Informação em Saúde >  | câncer | O cancro do pâncreas |

Hemorragia grave após procedimentos Whipple

O procedimento Whipple , em homenagem a Dr. Alan Whipple em 1930, é uma grande cirurgia que envolve a remoção da cabeça do pâncreas, do duodeno (parte do intestino delgado) , a vesícula biliar e parte do o ducto biliar . Este procedimento é efectuado para o tratamento de vários cancros abdominais , incluindo cancro do pâncreas . A natureza invasiva do procedimento significa que há muitas complicações que podem surgir , incluindo hemorragia grave no pós-operatório . Cedo sangramento

hemorragia precoce , também chamada de sangramento sentinela, pode ou não indicar uma complicação pós-operatória grave. O sangramento aviso poderia ser devido ao pequeno vazamento no local da cirurgia , ou devido a uma condição mais grave de pseudo-aneurisma ou fístula pancreática . Em ambos os casos , é importante acompanhar atentamente o sangramento e determinar a localização exata , uma vez que estas etapas podem ser salva-vidas .
Pseudoaneurisma

A pseudo é um hematoma ( coágulo de sangue ), circundado por tecido fibroso e encontrados em uma parede da artéria . Quando isso é rompe pode causar hemorragia grave na cavidade abdominal. Estes costumam formar em um ponto de fraqueza, que neste caso é o local da anastomose ( o local de ligação cirúrgica entre duas partes) .
Fístula Pancreática

a fístula pancreática é fugas dos fluidos pancreáticos na área abdominal ou outros órgãos causados ​​pelos danos da cirurgia . Durante a cirurgia, a porção restante do pâncreas é cirurgicamente ligado ao tracto intestinal e fugas significativas , incluindo sangramento , podem ocorrer .
Tratamento

O local do sangramento é determinado por meio de endoscopia ( exame físico utilizando um endoscópio ) ou angiografia (uso de corante nos vasos sanguíneos). Para tratar a hemorragia arterial do paciente irá normalmente precisar de uma transfusão de células vermelhas do sangue juntamente com uma intervenção cirúrgica ou por laparotomia , que é uma incisão na parede abdominal , ou embolização transcateter arterial, que é uma técnica para prevenir a hemorragia através da introdução de um dispositivo de oclusão bobina na artéria .
a mortalidade por cirurgia

Mesmo com a presença de complicações , algumas das quais podem ser graves, a taxa de mortalidade do procedimento de Whipple diminuiu no últimos 20 anos . Ao longo dos anos 1960 e 1970 a taxa de mortalidade foi superior a 20 por cento, bastante alto para um procedimento cirúrgico. No entanto, através de avanços nas técnicas e da percepção de que a experiência do cirurgião e do hospital desempenha um papel significativo no resultado , a maioria dos centros cirúrgicos agora têm uma taxa de mortalidade inferior a 5 por cento.
Taxa de Sobrevivência

Para determinar se o procedimento Whipple eo risco de complicações, como a hemorragia grave é um risco aceitável para você, olhar para as taxas de sobrevivência. A maioria dos pacientes submetidos a este procedimento como tratamento para câncer de pâncreas. O câncer de pâncreas tratados apenas com quimioterapia tem uma taxa de sobrevivência de cinco anos de menos de 5 por cento. No entanto, aqueles que escolhem o procedimento de Whipple aumentar a sua taxa de sobrevivência de cinco anos para cerca de 20 por cento ou até 40 por cento , se o câncer não se espalhou para os linfonodos. Para os pacientes que se submetem ao procedimento para os tumores benignos ( não cancerosos ) ou pancreatite crônica , o procedimento é curativo.