casa | | Informação em Saúde >  | câncer | outros tipos de câncer |

O que é b2m em Mieloma Múltiplo

? Mieloma múltiplo é um câncer das células plasmáticas , células brancas do sangue na medula óssea . Células plasmáticas anormais se multiplicam no mieloma múltiplo , que por sua vez aumenta o número de células plasmáticas . Como essas células produzem proteínas , geralmente os níveis de proteína no sangue subir no mieloma múltiplo também. Identificação

Beta 2 microglobulina ou B2M , é uma proteína produzida pelas células de mieloma . A sua presença é útil tanto no diagnóstico e estadiamento do mieloma múltiplo.
Sistema de estadiamento

A Myeloma Working Group International, IMWG , define os padrões para o estadiamento da doença com base em níveis de B2M e albumina no sangue . Fase 1 é b2m abaixo de 3,5 , com uma sobrevida média em 62 meses; fase 2 é b2m entre 3,5 e 5,5 , com uma sobrevida média em 44 meses; fase 3 é b2m mais de 5,5 com uma sobrevida média de 29 meses

Procedimento

Para verificar os níveis de B2M , geralmente uma amostra de sangue é colhido de uma veia do braço . Às vezes, urina ou líquido cefalorraquidiano está marcada. Os níveis são úteis no diagnóstico , estadiamento e acompanhamento do tratamento do mieloma múltiplo.
Função

níveis b2m são marcadores tumorais. Estas substâncias são , na maioria das vezes , as proteínas que são produzidas pelo corpo em resposta ao crescimento do cancro e indicativo da carga tumoral ou a quantidade de cancro presente . Níveis b2m não pode determinar se um paciente tem mieloma múltiplo, como o aumento dos níveis estão associados com outras doenças , bem como, tais como doença renal.
Significado

Quando os níveis de B2M são verificados durante o tratamento, números decrescentes indicam uma boa resposta , enquanto que níveis estáveis ​​ou crescentes significa que a pessoa não está respondendo ao tratamento.