casa | | Informação em Saúde >  | câncer | outros tipos de câncer |

Oncologia Urológica Definição

Oncologia Urológica é o campo da medicina voltado para a pesquisa e tratamento de cânceres do sistema urinário de ambos os sexos , bem como aquelas que afetam os órgãos sexuais masculinos , de acordo com Phoenix5 Prostate Cancer Glossário . Na maioria das vezes , estas incluem cancros dos rins e da bexiga , assim como a próstata e testículos . Cânceres femininos ou cânceres dos sistemas reprodutivos femininos são vistos por oncologistas ginecológicos . Fatores de Risco

Os fatores de risco para órgãos diferentes dentro dos sistemas urinário e genital são variáveis. O Instituto Nacional do Câncer lista idade, tabagismo, certas infecções bacterianas e exposição química ocupacional entre os fatores de risco para o câncer de bexiga. Para o câncer de rim, os fatores de risco incluem o tabagismo , obesidade, hipertensão arterial e exposição a metais pesados. As chances de desenvolver câncer de próstata são levantadas por idade e história familiar , enquanto factores de risco do cancro testicular incluem história familiar e anomalias congênitas ou defeitos de nascimento dos testículos , rins e pênis.

Sintomas

sangue na urina, dor ou sensação de queimação ao urinar e necessidade de urinar com frequência, especialmente durante a noite, são todos os sintomas comuns ao câncer da bexiga, rins e próstata , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. O câncer de rim também pode resultar em sintomas de febre, perda de peso inexplicada , cansaço e uma dor no lado que não diminuir. O câncer de próstata vai afetar o fluxo de urina , os pacientes podem ter dificuldade em iniciar ou parar de urinar , bem como dificuldade em conseguir uma ereção. O câncer de testículo apresenta muitas vezes como uma ampliação ou inchaço do testículo , dor no escroto e /ou dor na virilha , costas ou abdômen inferior.
Opções de Tratamento

Existem três categorias principais de tratamentos de câncer urológicos : cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A quarta opção , por vezes, aplicado no tratamento do câncer de próstata é denominado vigilância ativa ou espera vigilante . Neste caso , um tumor da próstata que é determinada para ser de tamanho muito pequeno e lento crescimento não é activamente tratados até ao momento em que é determinada como sendo de maior risco para o paciente , de acordo com o National Cancer Institute .

efeitos colaterais

os efeitos secundários da cirurgia irá variar , dependendo da extensão de tecido ou órgão de remoção . No caso do cancro da bexiga , por vezes total da bexiga e do tracto genital circundante necessita de ser removido , o paciente necessitará de uma ligação saco externo , a fim de eliminar a urina , de acordo com o National Cancer Institute . Remoção de rim podem requerer diálise futuro , enquanto que a remoção da próstata irá resultar em infertilidade e potencial disfunção erétil. A remoção de um testículo não deve produzir efeitos colaterais a longo prazo . Efeitos colaterais comuns de radiação incluem náuseas, vômitos, diarréia, dor ao urinar e irritações da pele. Os efeitos colaterais da quimioterapia podem ser fadiga, náuseas, vômitos, perda de cabelo, feridas na boca e dor. Oncologistas
Nutrição

Urológicos , muitas vezes, referem-se pacientes em tratamento para nutricionistas em a fim de fornecer dicas de alimentação saudável , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Os efeitos colaterais do tratamento de câncer , muitas vezes, deixam os pacientes com falta de apetite , desconforto e fadiga. Alguns pacientes relatam mudanças de gosto ao se submeter a tratamentos , o que também afeta a ingestão de alimentos. É, no entanto , importante para manter um peso saudável e consumir os níveis de proteína adequados durante o tratamento , a fim de promover a cura.