casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer Boca |

Dental X-Rays e Câncer

Dentistas usaram raios-X como uma ferramenta de diagnóstico para mais de 100 anos . Dr. C. Edmond Kells teve o primeiro raio -X odontológico de uma pessoa que vive nos Estados Unidos em 1896. Dental raios-X revelam cáries, perda de massa óssea , dentes inclusos , missas e anormalidades que não podem ser vistos em um exame visual da boca e dentes. Ainda assim , as preocupações persistem que os raios X dentários podem levar ao risco de exposição à radiação que pode causar câncer. Efeitos X -Ray

raios X são radiações eletromagnéticas que passa por seu corpo. Metal e osso são densas o suficiente para mostrar-se como sombras sobre o filme de raios- X , no entanto, uma vez que a radiação passa através de você, ele se foi. A alta energia de alguns raios-X podem danificar algumas células . Em seu artigo 2007 " Riscos para a Saúde de raios- X ", Ron Kurtus , das Escolas de Campeões, afirma que na maioria das vezes as células danificadas apenas morrer prematuramente. Mas , diz ele, em casos raros , as células não morrem , eo dano genético pode resultar em que as células se tornarem cancerosas . Alguns fatores do risco de adquirir câncer de preocupação sua composição genética e histórico de câncer em sua família.

De Raios X em Odontologia

A taxa de exposição à radiação em odontologia foi substancialmente reduzido ao longo dos anos, para reduzir a quantidade de dispersão de raio - X . Maior velocidade de filme reduziu ainda mais o tempo de exposição. Com a utilização de um avental de chumbo , a radiação de raios- X dos dentes está confinada à boca e a exposição é limitado para décimos de segundos para cada imagem . De acordo com um artigo do Dr. Steve D. Rima no site do Departamento de Física da Universidade Estadual de Idaho , a dosagem de radiação de raios- X recebido por um paciente dental normalmente é pequeno, menos do que você pode obter todos os anos a partir de viver em uma

Considerações

um exame clínico casa de tijolos ou cozinhar com gás natural e quase o mesmo que a dose recebida durante um vôo de avião cross-country. do boca não é adequada para encontrar a cárie dentária , doença periodontal , infecções ou alterações na densidade do osso . Assim, a avaliação radiográfica tornou-se uma parte fundamental de um exame oral completo . O risco de cancro da exposição a raios-X devem ser pesados ​​contra os benefícios. Profissionais de odontologia tomar precauções para minimizar o risco de exposição à radiação para o paciente usando escudos de proteção e limitando o número de imagens radiográficas tomadas.

Embora o risco para o feto é extremamente reduzida devido ao precauções , localização do raio -X ea baixa dose de radiação emitida , ainda é prudente informar o seu dentista se você está grávida. Então você eo médico pode considerar se é melhor esperar .
Níveis de exposição

Enquanto as grandes quantidades de radiação têm sido associados com o câncer, a pequena quantidade de radiação exposição que um paciente recebe a partir de raios -X dentais faz com que o nível de risco leve . De acordo com Ron Kurtus em seu artigo " raio- X Riscos para a Saúde " , você pode obter 300 raios-X médicos em um ano e que iria aumentar suas chances de ter câncer por apenas 1 por cento .

Conclusões

O risco de raios -X dentais que causam câncer é bem menor do que fumar ou banhos de sol . Devido aos avanços no campo da radiologia e do método de entrega de raios-X, o e potencial para salvar vidas de diagnóstico do procedimento compensa os riscos. De facto , algumas formas de radiação são utilizados na luta para erradicar as células cancerosas . No geral, o consenso é de que os raios -X dentais representam um risco de câncer muito ligeira que é ofuscada pelos benefícios.