casa | | Informação em Saúde >  | câncer | leucemia |

MDS Após tratamento de quimioterapia

síndrome MDS , ou mielodisplásica , é uma das várias doenças que podem afetar o sangue e medula óssea. Existem dois tipos de SMD , MDS primário e secundário MDS . Primário MDS pode variar de leve a grave, com formas graves de desenvolvimento em uma leucemia chamada leucemia mielóide aguda . A quimioterapia e a radiação causa de outro tipo de SMD : MDS secundário . MDS secundário tende a ser muito mais grave do MDS primário; as anormalidades nos cromossomos são mais graves eo prognóstico é geralmente bastante pobres. O que é o MDS

MDS afeta a medula óssea (o tecido dos ossos onde as células são armazenadas ) . Normalmente, as células imaturas ( chamadas de células -tronco ) permanecem na medula óssea como eles passam por um processo chamado hematopoiese . Durante hematopoiese , as células imaturas desenvolvem em qualquer glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas . Em pacientes com SMD , hematopoiese não ocorre corretamente. Como resultado , as células imaturas (chamados de blastos) e células anormais (chamados dysplastics ) são liberados para o sangue. O número de células normais diminui , reduzindo a contagem de células sanguíneas e resultando num número de sintomas adversos .
Secundário MDS

MDS secundário é causado por radiação ou quimioterapia , geralmente administrada como um tratamento para outro tipo de cancro . MDS secundária pode se desenvolver entre dois e dez anos após a exposição às drogas de quimioterapia e radiação. De acordo com o Atlas de Genética e Citogenética em Oncologia e Hematologia , as drogas mais comuns associados com o desenvolvimento do MDS secundários incluem anthracyclins , agentes alkykating e epipodofilotoxinas .

Sintomas

Sintomas

incluem anemia , fraqueza ou fadiga, uma tendência de se magoar ou sangrar facilmente , e febre frequente de infecção. Se você tem sofrido quimioterapia ou radioterapia e começar a sentir algum destes sintomas, é essencial conversar com seu médico para descartar MDS secundário.
Tratamento

o tratamento varia dependendo do estado e as necessidades do paciente . Porque o prognóstico é ruim para MDS secundário , muitos pacientes escolher apenas cuidados de suporte. Os cuidados de apoio envolve os tratamentos para os sintomas de SMD , ao contrário de tratamentos para a doença . Isso pode incluir transfusões de sangue para aumentar a contagem de células do sangue (para ajudar a evitar a infecção ou reduzir a fadiga ou outros sintomas ) e /ou transfusões de plaquetas para ajudar a controlar o sangramento e hematomas.

A quimioterapia pode ser uma opção para o tratamento da própria doença . A quimioterapia é projetado para matar chamadas cancerosas. Apenas 30 a 40 por cento de todos os pacientes com SMD ( aqueles com tanto primário MDS e MDS secundária causada pela quimioterapia ) beneficiar dessa forma de tratamento.

Transplante de medula óssea e /ou transplante de células estaminais é o único tratamento que tem sido relativamente bem sucedido em causar o MDS para entrar em remissão . Existem inúmeros efeitos colaterais associados com este tipo de tratamento , e os pacientes com idade avançada ou outros problemas médicos podem não ser bons candidatos para um transplante.
Factores de Risco Adicionais

Um estudo feito na Universidade de Columbia Medical Center e New York Presbyterian Hospital sugere que os riscos de desenvolver MDS após o tratamento de quimioterapia secundária pode ser agravada por outros factores , incluindo o uso de GM -CSF ou G- CSF no tratamento de câncer de mama câncer. Este estudo , no entanto, concluiu que a taxa de sucesso quando se utiliza a quimioterapia no tratamento do câncer de mama primário supera o risco de MDS .