casa | | Informação em Saúde >  | câncer | leucemia |

Tratamento e Prognóstico de leucemia promielocítica

leucemia promielocítica - também conhecido como APL, ou leucemia aguda progranulocytic - é uma forma específica de leucemia ou câncer do sangue. Embora muitos tipos de leucemia são difíceis de tratar e de controlo , há uma série de tratamentos de leucemia promielocítica altamente bem sucedidos que podem aumentar muito a possibilidade de recuperação da doença . Definição

Em indivíduos que sofrem de leucemia promielocítica , a medula óssea produz um tal excesso de glóbulos brancos anormais que a produção normal de glóbulos vermelhos é interrompido . Conforme a doença progride , os sintomas incluem a perda inexplicável de peso, anemia , uma tendência para feridas e /ou sangrar facilmente , falta de ar , fraqueza e uma susceptibilidade anormal a infecções.

Tratamentos

Existem três tipos principais de tratamentos utilizados para pacientes com leucemia promielocítica : o tratamento com ATRA (all- trans ácido retinóico ) , transplante de células estaminais , e tratamento com um óxido de arsênico , conhecido como trióxido de arsênio . No entanto, a opção de tratamento mais bem sucedido de todos os três é o uso de ATRA .
Tratamento ATRA

tratamento ATRA em pacientes com leucemia promielocítica induz o sangue branco anormal células da medula óssea de se transformar em glóbulos brancos maduros , essa diferenciação faz com que pare de proliferar e crowding out a produção de células vermelhas do sangue. Tratamento ATRA é comumente usado em conjunto com a quimioterapia , uma vez que os dois juntos têm provado ser mais eficaz do que o tratamento ATRA sozinho.

Efeitos secundários do tratamento ATRA

ATRA tem um efeito colateral importante : o desenvolvimento da síndrome do ácido retinóico , uma doença grave que causa ganho de peso, falta de ar , uma queda acentuada na pressão arterial e febre. Se um paciente de leucemia promielocítica desenvolve sydrome ácido retinóico , ela deve ser tratada com dexametasona, um imunossupressor forte .
Prognóstico

Com o uso de tratamento ATRA , mais de 90 por cento de pacientes com leucemia promielocítica acabam indo em remissão. Se o tratamento ATRA é combinada com a quimioterapia, quase 75 por cento pode ser completamente curada .