casa | | Informação em Saúde >  | câncer | leucemia |

Efeitos colaterais de citosina Arabinosido

A Sociedade Linfoma e Leucemia relata que a cada ano mais de 40.000 americanos recebem um diagnóstico de leucemia, um tipo de câncer que afeta o sangue ea medula óssea. Os médicos utilizam um certo número de métodos de tratamento para combater a leucemia e outros cancros do sangue , incluindo a citarabina quimioterapia ou citosina arabinosido . Apesar de sua eficácia , citosina arabinoside não é para todos , uma vez que apresenta vários riscos para os efeitos colaterais e complicações em alguns pacientes. Frequência de efeitos colaterais

efeitos colaterais gastrointestinais , como perda de apetite, náuseas , vômitos e diarréia estão entre as reacções adversas mais comuns à citosina arabinoside . Em particular , náuseas e vômitos são mais comuns quando administrado rapidamente através de um IV contendo citosina arabinoside . Também é comum a desenvolver feridas na boca ou em torno de seu ânus , como resultado do tratamento com citosina arabinoside . Além disso, a disfunção hepática é outro comum, mas mais grave efeito , com o lado de citarabina .

Sangue Efeitos Colaterais

Porque citosina arabinoside trabalha para inibir as ações de seu osso medula , na tentativa de destruir as células cancerosas , a droga também afeta a quantidade de certos tipos de células em sua corrente sanguínea. Por exemplo , citosina arabinoside freqüentemente causa a falta de plaquetas no sangue ou trombocitopenia , causando ferimento fácil e aumento do risco de sangramento dentro de seu crânio . Anemia ou uma escassez de glóbulos vermelhos ricos em oxigénio também é possível, resultando em fadiga e falta de ar . Alguns pacientes desenvolvem leucopenia ou uma diminuição do número de glóbulos brancos no combate a doenças , fazendo com que o organismo susceptível a infecções . Reduções nas plaquetas e glóbulos vermelhos ou brancos do sangue ocorrem durante as primeiras 24 horas depois de uma citosina arabinoside tratamento. O hemograma geralmente se recuperar para níveis normais por um período de vários dias , apenas para cair novamente durante o décimo quinto ao vigésimo quarta dias após o tratamento .
Síndrome
Cytarabine

Síndrome de citarabina é o nome dado a um grupo de efeitos colaterais que ocorrem cerca de seis a doze horas após a citosina arabinósido tratamento . Os sintomas mais comuns da síndrome de citarabina são febre acompanhada de dor em seus músculos e ossos. Sinais menos comuns da Síndrome Cytarabine incluem dor no peito , erupções cutâneas , mal-estar ou uma sensação de atordoamento e conjuntivite ou inchaço do revestimento em torno de suas pálpebras. Se tiver Síndrome Cytarabine seguinte uma citosina arabinoside tratamento, o seu médico pode prescrever um corticosteróide como uma medida para eliminar a recorrência dos sintomas após os tratamentos subsequentes .
Menos Efeitos colaterais comuns

Em adição aos sintomas comuns e Síndrome citarabina , citosina arabinósido tem o potencial para causar um número de outros efeitos laterais ou complicações . Alguns pacientes apresentam disfunção renal ou uma incapacidade de urinar após o tratamento. Sintomas dermatológicos como coceira ou perda de cabelo também são possíveis. Em casos raros , a citosina arabinosido provoca efeitos secundários neurológicos , incluindo tonturas e dores de cabeça . A inflamação do esôfago ou pâncreas também pode ocorrer depois de uma citosina arabinoside injeção.
Interações Medicamentosas

Existem alguns medicamentos que produzem efeitos colaterais indesejados quando usado em conjunto com a citosina arabinoside . Por exemplo , o uso concomitante da quimioterapia droga L- asparaginase aumenta a inflamação do pâncreas. Se você desenvolver pneumonia ou certas infecções bacterianas , o seu médico não será capaz de usar gentamicina ou quinolonas para tratar a sua doença como citosina arabinoside diminui a eficácia destes medicamentos . Além disso , os sintomas de doenças cardiovasculares controlados com Digoxina freqüentemente retornar quando os pacientes recebem citosina arabinoside .