casa | | Informação em Saúde >  | câncer | doença de Hodgkins |

Radioterapia para o linfoma de Hodgkin

doença linfoma de Hodgkin, ou de Hodgkin, é uma forma de câncer que atinge os glóbulos brancos , conhecidos como linfócitos. Estas células são parte do sistema imunológico e desempenham um papel importante no combate às infecções por todo o corpo . A terapia de radiação , ou a radioterapia , é usado em várias formas para combater os efeitos prejudiciais de linfoma de Hodgkin . Compreender Radioterapia

acordo com a American Cancer Society , a radioterapia envolve o uso de radiação de alta energia para retardar ou destruir as células cancerosas . Em casos de linfoma de Hodgkin , a forma de radiação usada é chamada de radiação com feixe externo , que utiliza um aparelho semelhante a uma máquina de raios - X para concentrar doses controladas de radiação no local do cancro . Normalmente, essa abordagem é mais eficaz quando o linfoma é restrito a uma área do corpo.
Radiação como tratamento único

Se linfoma é pego em seus estágios iniciais, um paciente pode receber terapia de radiação como sua única forma de tratamento . Nestas circunstâncias, ela normalmente recebe uma forma de terapia chamada de radiação de campo envolvido , que se concentra uma dose de radiação diretamente para os linfonodos cancerosos . Em alguns casos, ela pode receber um tipo de tratamento chamado de radiação de campo estendida , que oferece radiação para uma área mais ampla , como uma medida preventiva contra a propagação do linfoma. Quando dada acima do diafragma , esta técnica é chamada de radiação de campo manto , e inclui o peito , o pescoço e os linfonodos axilares . Quando dada abaixo do diafragma , é chamado de radiação do campo Y invertido . Os modernos avanços em técnicas de combate ao câncer de fazer as táticas imprecisas de tratamento de campo estendida bastante incomum.
Radiação Com Quimioterapia

radiação para o linfoma de Hodgkin é freqüentemente combinada com os medicamentos de combate ao câncer de quimioterapia. Nesta abordagem , um oncologista ( especialista cancro ) irá primeiro administrar uma dose intravenosa ou oral de um ou mais agentes de quimioterapia . Um técnico irá em seguida, aplicar uma dose de radiação de campo envolvido para o site do câncer. Este tratamento combinado é comumente dada em nível ambulatorial e pode se estender por um período de cerca de quatro semanas. Segundo o The Merck Manual on-line Medical Library , mais de 80 por cento dos pacientes do início da fase Hodgkin são curados usando este tratamento combinado. Se linfoma avançou para estágios mais avançados, a eficácia desta técnica cai para 50 por cento.

Efeitos colaterais e precauções

potenciais efeitos colaterais da radioterapia pode ser tanto curto - e de longo prazo . Os efeitos a curto prazo podem incluir fadiga, queimaduras na pele , náuseas , boca seca, a contagem de células de sangue baixou e diarréia. Efeitos a longo prazo variam de acordo com a área exposta à radiação, e podem incluir danos glândula tireóide , aumento do risco de acidente vascular cerebral , doença cardíaca ou ataque cardíaco e aumento do risco de câncer no futuro.

Se s criança tem a doença , o potencial de Hodgkin complicações da terapia de radiação incluem deformidade física e falta de crescimento dos ossos . Para diminuir essas possibilidades , a radiação será dada a menor dose possível . Se o linfoma é diagnosticado durante a gravidez , a terapia de radiação pode ser utilizado em combinação com um escudo de chumbo para proteger a criança em desenvolvimento . Consulte um oncologista para uma explicação sobre os riscos e benefícios do tratamento .