casa | | Informação em Saúde >  | câncer | quimioterapia |

Longo prazo efeitos colaterais da quimioterapia

A quimioterapia é um dos tratamentos mais comuns para vários tipos de câncer. A maioria dos efeitos colaterais que você experimenta são temporários e são aliviados uma vez que a quimioterapia é longo. No entanto, você pode desenvolver mudanças em seu corpo que podem durar meses ou mesmo anos depois de concluir o tratamento. Resistência

quimioterapia intensa pode afetar o sistema imunológico. Mesmo depois de completar o seu tratamento , que são susceptíveis de ser mais propensas a infecções como resfriados e outras infecções virais e bacterianas . Estes irão melhorar gradualmente até a sua resistência está de volta ao normal. No entanto , pode demorar até vários meses . Entretanto , é importante para que você possa tomar precauções extras quando se trata de sua saúde , de modo minimizar a infecção .

Infertilidade

Alguns medicamentos utilizados na quimioterapia causa infertilidade , ou a incapacidade de ter filhos. Dependendo do tipo de droga que você toma e outros fatores, como sua idade, esta condição pode ser temporária ou permanente. Antes de iniciar este tratamento , você deve discutir a possibilidade de infertilidade a longo prazo com o seu médico. Há opções que você pode tomar antes de começar a quimioterapia no caso de você experimentar a infertilidade. Os homens podem considerar ir a um banco de esperma para preservar o seu esperma, que pode ser usado no tratamento de fertilidade.
Órgão danos

quimioterapia a longo prazo pode causar problemas em alguns órgãos corporais . Por exemplo, antraciclinas , tais como daunorrubicina e doxorrubicina , pode danificar o coração . Isto é porque a maioria dos medicamentos de quimioterapia são citotóxicos , o que significa que eles curar o cancro , matando as células que se dividem . As células normais , tais como as encontradas na medula óssea e as células mucosas na boca e nos intestinos forros , também atravessam regularmente divisão . Assim, mesmo as células normais pode ser alvo de drogas quimioterápicas e experimentar algum dano. Esteja ciente desse efeito colateral a longo prazo e passam por check-ups com o seu médico até mesmo vários anos depois de completar o seu tratamento de quimioterapia.
Sistema Nervoso

A quimioterapia pode alterar o seu sistema nervoso central, nervos cranianos e nervos periféricos. Essas alterações podem ser detectadas mesmo anos depois de terminar o seu tratamento de quimioterapia. Alguns dos sintomas que você pode experimentar são torcicolos , dores de cabeça e problemas de visão . Você também pode experimentar um aumento da sensibilidade a odores no ambiente , bem como um zumbido nos ouvidos . Quando a quimioterapia afeta o sistema nervoso periférico , os seus efeitos são geralmente vistos em suas mãos e pés . Mesmo anos depois de terminar o seu tratamento de quimioterapia , você pode experimentar diminuição da sensibilidade e dormência .
Perda de memória

quimioterapia intensa pode ter efeitos a longo prazo em suas funções cerebrais e pode resultar na deterioração da memória , falta de concentração e dificuldade de compreensão . Esta ocorrência é chamado de " quimio-cérebro " ou " quimio nevoeiro ", e é pensado para ser causado pela presença de células cancerosas invasivas no corpo. Outras possíveis causas são as de anestesia, tratamentos hormonais e drogas usadas para controlar alguns dos sintomas provocados pela quimioterapia.