casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero |

Formas de prevenir o câncer do colo do útero

A American Cancer Society estima que, em 2009, 4.070 mulheres vão morrer e outros 11.270 serão diagnosticados com câncer cervical invasivo , nos Estados Unidos . O número de mortes diminuiu por causa da prevenção e detecção precoce . A Sociedade do Câncer tem duas categorias de prevenção: encontrar e tratar pré-cânceres , e prevenir pré-cânceres . Prevenção pré-cânceres

O Instituto Nacional do Câncer diz que a causa mais comum de câncer do colo do útero é a infecção do colo do útero com o papilomavírus humano (HPV). Portanto, uma das melhores maneiras de prevenir o câncer do colo do útero é de evitar a exposição ao HPV. Você pode evitar a exposição ao HPV por não ter relações sexuais ou usando preservativos. A American Cancer Society recomenda também se vacinar para reduzir o risco de infecção pelo HPV. Gardasil é o mais atual de vacinação aprovado pela FDA no mercado e protege contra os quatro cepas mais comuns de HPV. Também tem sido demonstrado para fumar para aumentar o risco de cancro do colo do útero . Outros fatores que podem aumentar o risco de câncer cervical : com 7 ou mais gestações a termo, e uso de pílulas anticoncepcionais por 5 anos ou mais . Evitar esses fatores de risco pode ajudar a prevenir pré-cânceres .
Encontrar e tratar pré-cânceres

O número de mortes por câncer de colo do útero tem diminuído de forma constante desde 1955. Isto é principalmente devido ao desenvolvimento do teste de Papanicolau ou esfregaço . O teste de Papanicolau pode detectar células anormais no revestimento do colo do útero . Se as células anormais pré- cancerosas são encontradas e tratadas , o câncer do colo do útero pode ser parado antes de começar. A American Cancer Society recomenda que todas as mulheres começam a ter o exame de Papanicolau , aproximadamente, 3 anos depois de começar a ter relações sexuais, mas não depois de 21 anos. Em geral, o teste deve ser repetido a cada ano. A partir de 30 anos de idade , as mulheres que tiveram três testes normais em uma fileira podem fazer o teste a cada 2 a 3 anos . Se forem detectadas células cancerosas pré anormal ou , procedimentos adicionais podem ser feito para prevenir o câncer de colo do útero. O primeiro é um teste de ADN de HPV para determinar o risco de cancro de um paciente e se o tratamento adicional é necessária . Na maioria das vezes , se forem detectadas células anormais , você vai precisar de uma colposcopia, em que um médico usa um colposcópio para dar uma olhada ampliada em seu colo . Além disso, pode ser tomada uma biópsia do colo do útero para diagnosticar pré-cânceres cervicais ou remover o tecido anormal. Remover todo o tecido anormal , muitas vezes pode ser o único tratamento necessário para evitar pré-câncer de se tornar câncer.