casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero |

CAF Efeitos Colaterais

procedimento electrosurgical Um procedimento LEEP , ou loop excisão , é usado para remover as células anormais do colo do útero para o teste e tratamento de possíveis cânceres cervicais . Apesar de sua eficácia , os procedimentos de CAF representar um risco de efeitos secundários em alguns pacientes . Efeitos colaterais comuns

Depois de um procedimento LEEP , é provável que você notar um corrimento vaginal amarelo-esverdeado causado pela substância usada para fazer as células anormais no colo do útero visível durante o procedimento. Também é normal para desenvolver sangramento vaginal e cólicas , de acordo com a Clínica Cleveland.

Soluções

Para aliviar a cólica associada a procedimentos de CAF , é geralmente seguro tomar paracetamol ou ibuprofeno , relata a Cleveland Clinic.
Cronograma

sangramento e cólicas devido a procedimentos de CAF normalmente dura uma a três semanas .

Riscos

Raramente procedimentos de CAF causar um estreitamento do colo do útero , causando dificuldade de concepção ou alterações na menstruação . Procedimentos de CAF aumentar ligeiramente o risco de ter um natimorto ou entregar um bebê de baixo peso ao nascer , de acordo com o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia .
Considerações

Não use tampões por quatro semanas após o procedimento LEEP e abster-se de relações sexuais durante esse tempo, adverte a Cleveland Clinic, como a inserção de qualquer coisa em sua vagina pode danificar o colo do útero .