casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Efeitos colaterais da quimioterapia nos pulmões

Quimioterapia carrega uma longa lista de efeitos colaterais . Em alguns casos, os efeitos colaterais podem ser tão desconfortável que as pessoas podem se perguntar se o tratamento é pior do que a doença. Um efeito potencialmente grave é a possibilidade de danos nos pulmões , o que não é limitada a pessoas que recebem quimioterapia para o cancro de pulmão . Identificação

Alguns medicamentos usados ​​em quimioterapia , especialmente bleomicina , têm o potencial de causar danos pulmonares permanentes , de acordo com a American Cancer Society.
Efeitos

Os sintomas que podem indicar

danos nos pulmões incluem tosse seca , falta de ar , chiado e , em alguns casos, febre.
Aviso

casos graves, a fibrose pulmonar , ou cicatrização dos pulmões , pode se desenvolver. Uma vez que a cicatrização se desenvolveu, dano não pode ser revertida.
Prevenção /solução

Se o medicamento de quimioterapia é interrompida com antecedência suficiente , o tecido pulmonar pode regenerar , anulando qualquer dano.

Considerações

O risco de danos nos pulmões da quimioterapia é maior em pacientes que fumam . Além disso, a American Cancer Society relata que o risco de danos nos pulmões da quimioterapia é três vezes maior para os pacientes com idade superior a 70 anos.
Especialista introspecção

De acordo com o MD Anderson Cancer Center , em Houston, Texas , um dos centros principais da nação para o tratamento do câncer e de pesquisa, fibrose pulmonar é um efeito potencial de longo prazo da quimioterapia. O centro recomenda testes de função pulmonar a cada três a cinco anos depois que os pacientes da quimioterapia completa.