casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Efeitos Psicossociais do Câncer

Câncer muda drasticamente todos os aspectos da vida de um paciente . Embora o tratamento exige atenção imediata e prolongada, os efeitos psicossociais pode ser esmagadora e pode interferir com o tratamento. Além disso , as mudanças de humor do paciente e aumento dos níveis de estresse pode envolver os membros da família e amigos. Efeito emocional

Um diagnóstico de câncer lança uma série de reações emocionais. A depressão é comum ea maioria dos pacientes apresentam tristeza. Sinais de depressão incluem a falta de interesse ou prazer nas atividades , sentindo-se sem valor ou culpa, fadiga , alterações do apetite ou padrões de sono e pensamentos persistentes de suicídio ou morte. Estes sinais são comuns entre pacientes com câncer e não pode sinalizar depressão clínica. Os sintomas que persistem por mais de duas semanas sem interrupção necessitam de tratamento. Ansiedade, uma outra reação comum a um diagnóstico de câncer, pode levar a evitar o tratamento. Uma combinação de preocupação, medo e angústia emocional, além de sintomas físicos, tais como pulso rápido e respiração compreende o sentimento de ansiedade. Ansiedade Unrelieved pode levar a níveis de stress elevado e os pacientes podem evitar o tratamento por causa de seus medos.

Efeitos físicos

distúrbios do sono causados ​​por estresse, ansiedade e dor não agravar a depressão e fadiga associada ao câncer . Câncer também reduz a atividade sexual. Certos tipos de câncer , como o de próstata , câncer do colo do útero ou colorretal , interferir diretamente com a função sexual, mas o câncer exerce efeitos indiretos sobre a sexualidade também. Por exemplo, alguns tratamentos de câncer podem alterar o equilíbrio hormonal , e os efeitos colaterais do tratamento , tais como fadiga , dor e náuseas, reduzir o desejo .
Efeito na família

O efeito de câncer na família de um paciente pode ser devastador. Enquanto tenta lidar com um ente querido enfrentando uma condição com risco de vida , os familiares devem se ajustar a mudanças drásticas na rotina diária. Cuidadores assumir responsabilidades adicionais e podem não ter apoio suficiente . Acumulando contas de saúde pode adicionar estresse adicional a uma família. O paciente com câncer sofre alterações de humor e pode exibir raiva, ressentimento ou frustração com a sua condição . Infelizmente, o paciente com câncer pode levar inadvertidamente a sua raiva sobre os membros da família e pode mesmo tornar-se verbalmente ou fisicamente abusivo.

Sobrevivente Problemas

Pacientes que concluírem com êxito os seus regimes de tratamento e experiência remissão de seu câncer pode ter complicações remanescentes. Eles devem aprender a viver com a incerteza e muitas vezes se preocupar com a recorrência do câncer . A cirurgia pode tê-los deixado com deformidades físicas e eles podem experimentar efeitos secundários remanescentes de medicamentos. Depressão, a dor ea ansiedade podem persistir após o término do tratamento.
Grupos de Apoio

psicológica e apoio espiritual ajuda pacientes com câncer a lidar com seu diagnóstico. Com o tempo, a maioria dos pacientes com câncer de experimentar uma melhora em seu estado emocional. No entanto , eles permanecem suscetíveis à depressão , ansiedade e transtorno de estresse pós -traumático.