casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Transplante de Medula Óssea Complicações

A medula óssea é o material esponjoso com aparência vermelha e amarela encontrada no meio de grandes ossos. A medula óssea contém células estaminais que se tornam as células vermelhas do sangue , glóbulos brancos e plaquetas . Antes de um transplante de medula óssea , elevadas doses de quimioterapia e radiação são dadas para destruir a medula , comprometendo assim o sistema imunitário , o que reduz o risco de o corpo rejeitar a nova medula óssea . A destruição do sistema imunológico - adicionado à quimioterapia e tratamentos de radiação - deixa o corpo indefeso contra complicações. Infecção

A complicação mais comum , e que pode ser fatal , é a infecção. Porque o sistema imunológico do organismo fica comprometida , o risco de infecção é muito alta . À medida que o corpo recupera e novas células brancas do sangue são produzidas pela nova medula óssea , os riscos são reduzidos . No entanto, para os primeiros três meses , até um ano após a cirurgia, relatar quaisquer sintomas suspeitos para o seu médico.
Doença veno-oclusiva

doença veno-oclusiva ( VOD ) é uma complicação envolvendo o fígado ou os rins que normalmente ocorre dentro de 20 dias após o transplante de medula óssea . Tratamentos de radiação e quimioterapia podem causar um acúmulo de células mortas que bloqueiam os vasos sanguíneos destes órgãos. Cerca de metade de todos os pacientes submetidos a transplante de medula óssea desenvolver esta complicação - o que pode ser mortal. Aqueles com maior risco são os pacientes com doença hepática pré-existente , infecções ou aqueles que tomam antibióticos ao mesmo tempo que os seus tratamentos de quimioterapia .
Enxerto contra o Hospedeiro Doenças

enxerto versus hospedeiro (GVHD ), ocorre quando as células da medula óssea recém transplantados rejeitar o corpo . Em GVHD aguda, a doença começa dentro de 100 dias do transplante de medula óssea . Em GVHD crônica , não podem vir à tona até 3 a 12 meses após o transplante . A condição geralmente começa como uma erupção da pele que progride para envolver o fígado e do trato intestinal. Medicação preventiva é dada aos pacientes transplantados para combater esta condição antes que ele possa começar. Uma vez que esta complicação se desenvolve , normalmente é tratável, mas pode ser fatal .
Falta de Enxerto

A falta de enxerto significa que as células -tronco transplantadas não amadurecem , crescem e se diferenciam . Isto pode ser causado por outras complicações , por exemplo , uma infecção . A medicação pode ser administrada para estimular as novas células para crescer.
Outras complicações

plaquetas , células que ajudam na coagulação do sangue, são produzidas pela medula óssea . Porque a quimioterapia destrói as células de medula óssea existentes , o número de plaquetas produzidas diminui , o que pode resultar em hemorragia .

Infecções podem afectar a capacidade do coração e pulmões de funcionar normalmente .

Devido as altas doses de quimioterapia e radiação necessária com um transplante de medula óssea , a infertilidade é muitas vezes um efeito colateral indesejado .